Muitas pessoas buscam saber “como limpar meu nome no Serasa e SPC”? Sabemos que ter o nome sujo nos órgãos de controle de crédito impossibilita à pessoa obter novas linhas de crédito para compras e empréstimos.
Já existem diferentes programas de renegociação de dívidas oferecidos internamente pelas empresas como bancos, redes lojistas e administradoras de cartão de crédito para solucionar os débitos, por outro lado o SPC realiza campanhas de renegociação com redução de juros e até mesmo do montante devido.
Sendo assim, quem deve pode renegociar a dívida diretamente com a empresa para qual deve ou realizar o parcelamento num dos postos do SPC e Serasa.
Como limpar o meu nome no Serasa e SPC?
Acima informamos os principais caminhos para o cidadão conseguir renegociar suas dívidas e limpar o nome na praça.
É fundamental limpar o nome, principalmente, a pessoa que planeja trocar de carro, mudar de casa ou até mesmo abrir um negócio próprio.
O principal objetivo é retirar o nome do dos principais cadastros de inadimplência do país. É necessário procurar o site e os pontos de atendimentos do SPC/Serasa.
Quais são os sistemas de cadastros?
Os sistemas de cadastro são o Serasa, SPC Brasil e Boa Vista SCPC. Esses sistemas mantêm a notificação que a pessoa pagar sua dívida ou renegociá-la direto com o credor, a empresa para quem você está devendo.
Como o nome fica sujo?
A partir de uma dívida não paga, antes do nome da pessoa ser direcionado para a lista de inadimplentes, o cliente recebe notificação de um desses sistemas citado anteriormente para avisar que o nome será inserido nos órgãos de controle de crédito no prazo de 10 a 30 dias caso não seja feito algum tipo de pagamento.
Sendo assim, o cliente nunca ficará com o nome sujo sem ser avisado antes que isso poderá acontecer se não pagar sua conta.

A renegociação
A renegociação através da própria empresa para a qual o cliente deve determinada quantia ou através de campanha do SPC é o principal caminho para quem pergunta “como limpar meu nome no Serasa e SPC?”.
-
Renegociação interna
Em caso de dúvidas, o cliente em débito pode procurar a empresa ou a bandeira do cartão de crédito. Se não der para quitar tudo à vista, o segundo passo é procurar a empresa para renegociar a dívida.
Se o cliente optar por parcelar o valor devido, logo que pagar a primeira parcela, seu nome estará limpo.
-
Interesse da empresa
A empresa também tem o interesse de renegociar e facilitar o pagamento dos valores devidos.
Geralmente, as empresas insistem em apresentar proposta de renegociação.
Por outro lado, o cliente não pode aceitar a proposta sem ter certeza que o valor caberá no seu bolso.
-
Avaliação
Vale a pena arcar com os débitos da atual renegociação? O cliente deve avaliar sobre as suas reais condições e não aceitar qualquer valor ou parcela.
Dessa forma, o cliente inadimplente deve fazer a avaliação correta da capacidade que tem para pagar a divida.
Em certos casos, o cliente pode procurar ajuda na Defensoria Pública ou no Procon, que dá assistência a pessoas com endividamento alto.
-
Juros e custos
Vale lembrar que os clientes precisam ficar atentos aos juros reais e aos juros acumulados sabendo calcular o custo da dívida. É preciso ficar atento aos juros e ao Custo Efetivo Total (CET) do novo financiamento da dívida, para não ser passado colocado em má situação.
-
Relação de mercado
Determinadas empresas se disponibilizam a conversar com seus clientes inadimplentes para renegociar suas dívidas. Porém, renegociar no SPC e Serasa pode ser mais vantajoso.

Aproveite as campanhas do SPC
O SPC e o Serasa, normalmente, oferecem campanhas periódicas em postos presenciais e através da internet para renegociar dívidas recentes e antigas com até 90% de desconto.
Geralmente, a relação entre inadimplentes e suas dívidas é melhor tratada no SPC do que internamente em certas empresas credoras.
Calculando a dívida
Muitas vezes, as pessoas nem sabem mais o valor real de suas dívidas e do quanto realmente devem pagar num processo de renegociação.
Benefícios
Para quem consegue pagar as primeiras parcelas de uma negociação realizada no SPC, consegue renovar seu acesso ao crédito e melhorar a sua pontuação como cliente no mercado.
Superando as dificuldades
Lembramos que a inclusão do número do CPF na lista de inadimplentes do SPC, Serasa ou SCPC dificulta compras em parcelas no cartão de crédito, solicitar empréstimos e financiamento.
Conclusão
Neste artigo falamos primeiro da possibilidade de realizar a renegociação da dívida internamente na própria empresa que lhe concedeu crédito e sobre os possíveis riscos de não calcular os juros e custos reais.
Posteriormente, ressaltamos as possibilidades de renegociar a dívida através do próprio SPC e Serasa, enfatizando que o SPC tem realizado campanhas para renegociação de maneira direcionada dependendo do perfil do cliente. Dessa forma, vale a pena avaliar as condições do SPC.