Publicidade
in

Como funciona o empréstimo para MEI? Como Solicitar?

O empréstimo para MEI é uma modalidade de crédito para o profissional que atua como Microempreendedor Individual (MEI). No contexto da pessoa jurídica refere-se a uma categoria regulamentada para definir quem trabalha por conta própria.

Publicidade

Ter esse tipo de registro de pessoa jurídica elimina excesso de registros, pois  facilita a eliminação de burocracia. O profissional que atua por conta própria  pode abrir sua empresa e registro através de um cadastro no portal do empreendedor.

O cadastro é rápido, e depois da confirmação o Microempreendedor pode ter acesso a algumas linhas de créditos que podem ser específicas com melhores condições.

O empréstimo para MEI

Diferente do empréstimo para média e grande empresa, do empréstimo pessoal e dos empréstimos com garantia, essa modalidade de crédito para o Microempreendedor visa ajudar o pequeno empresário a realizar melhorias no seu empreendimento e projeto de trabalho.

As linhas de crédito para empréstimo

Como funciona o empréstimo para MEI - Vantagens

O empreendedor pode consultar com o gerente de seu banco as diferentes oportunidades e linhas de crédito existente para ele implementar em seu negócio.

Esse tipo de auxílio de financiamento no início de sua atividade ajuda muito, pois o empreendedor por se deparar com o orçamento limitado, sendo essencial para o empreendedor crescer ter acesso a capital adicional que ajude a implementar melhorias e organizar as finanças de seu negócio próprio.

Relacionamento com as instituições financeiras

É fundamental que o empreendedor valorize o crédito concedido, pois esse tipo de crédito é concedido por instituições financeiras que disponibilizam uma quantia considerável e ainda facilitam os processos, eliminando certas exigências em comparação com cessão de crédito para empresas de médio e grande porte.

O que é o crédito?

No contexto do empréstimo para MEI, esse crédito refere-se a um tipo de empréstimo comum, para o qual o interessado entra em contato com bancos privados e públicos para solicitar e financiar determinado valor.

De banco para banco

Porém, considerando as ofertas de banco para banco, as taxas não são iguais. Dessa forma, o MEI precisa pesquisar bastante para encontrar a instituição certa que  se encaixa melhor em seu planejamento do que ele pretende.

Quais documentos são exigidos?

Para realizar o empréstimo para MEI, o empreendedor precisará apresentar determinados documentos necessários. Anote:

  • Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) e/ou Certidão Simplificada da Junta Comercial;
  • Documentos pessoais do MEI (RG e CPF);
  • Comprovante de endereço residencial do Microempreendedor.

Cadastro

Além da apresentação dos empréstimos acima, é importante preencher Ficha de Cadastro Microempreendedor Individual“, sendo que o modelo é disponibilizado pela própria Caixa Econômica Federal e outros bancos.

A importância do microcrédito

Atualmente, a oferta de microcrédito para microempreendedores e micro empresas tem ajudado a implementar o crescimento de novas empresas e novos segmentos.

Quando falamos em microcrédito estamos falando de um um programa social do governo, cujo objetivo é atender pequenos empreendedores, formais ou não, que não têm como oferecer garantias a bancos.

Rapidez

Através do microcrédito e do empréstimo para MEI o acesso ao recurso é mais rápido em comparação com outras linhas de financiamento.

Em determinadas ocasiões, a concessão pode ser assistida, neste caso os agentes de crédito fazem a averiguação pessoalmente no empreendimento.

Publicidade

Geralmente, os empreendedores dessa natureza não não precisam comprovar renda, mas devem apresentar algum imóvel, fiador ou mesmo grupo solidário.

Restrição de crédito

Por outro lado, mesmo com as facilidades, o empreendedor não pode apresentar restrição de crédito em órgãos como Cadastro Informativo e créditos não quitados do setor público federal (Cadin), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Centralizadora dos Serviços dos Bancos S/A (SERASA).

Objetivos do crédito

Dentre os principais objetivos da cessão de crédito para o MEI e para o empreendedor de pequeno porte podemos citar a não exigência de planos de negócio e registros complexos, visa o crescimento de atividades econômicas existentes, independentemente se são pequenas demais.

Busca fomentar o mercado local, o fornecimento de empréstimos crescentes baseados em retornos bem-sucedidos, o desenvolvimento de interações entre os clientes (formação de grupos de conselho e assistência), a fim de que isso reduza os custos do programa como um todo.

A taxa de juros

Em média, a taxa de juros pode ficar 2% e 4%. Ou seja, é compatível com o limite da quantia liberada, que também não é grande.

O principal objetivo é elevar a renda e desenvolver a atividade do empreendedor. Basta que o empreendedor interessado entre em contato com as operadoras financeiras que atuam nessa modalidade de empréstimo como, por exemplo, o Banco do Nordeste, Bradesco, Santander. Banco do Brasil e a Caixa Econômica  Federal.

As vantagens

 

Descubra Como funciona o empréstimo para MEI

O empréstimo para MEI apresenta importantes vantagens como taxa menores e maior acessibilidade às ofertas.

Ressaltamos que a principal vantagem para quem é MEI está nos juros dessas linhas de crédito.

As instituições financeiras oferecem taxas de juros menores para empreendedores dessa categoria. Mas é preciso comprovar onde o empréstimo será investido.

Benefícios

Dentre os principais benefícios para o MEI podemos citar os benefícios para reformar a estrutura do negócio, obter matéria-prima e outros materiais, comprar equipamento e até contratar novos funcionários fica muito mais fácil, graças ao financiamento concedido pelo banco.

Os requisitos

Os requisitos e exigências são essenciais na hora de pegar o crédito. Se existem vantagens para contratar esse tipo de crédito, também existem exigências a serem cumpridas pelo empreendedor.

Algumas instituições bancárias podem solicitar também a Certidão Simplificada da Junta Comercial, além de exigir um cadastro.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limite de crédito pessoal do Bradesco - Pagar dividas

O que é o limite de crédito pessoal do Bradesco?

Empréstimo pessoal Crefisa - O que saber antes de contratar

Empréstimo pessoal Crefisa – O que saber antes de contratar?